Urinóis com palha? Eis a nova arma de Paris contra urina nas ruas

Chama-se Uritrottoir e é a nova solução de Paris para eliminar o forte odor a urina que emana de algumas ruas da capital francesa. Incapaz de convencer os parisienses de deixarem de urinar na via pública, a autarquia adoptou um novo urinol público que também é amigo do ambiente.

A caixa, com uma abertura discreta, está decorada com um arranjo floral no topo que esconde o seu segredo, no interior: palha, serradura ou aparas de madeira que, devido ao seu elevado grau de carbono, reduz o cheiro.

Os urinóis, que têm sido colocados nas estações de comboio da cidade e em algumas ruas mais afectadas pela prática, estão equipados com um sistema electrónico que envia um sinal quando o material atinge o limite de saturação. Mas nada se desperdiça.

«Fazemos composto, um fertilizante, por isso é economia circular. Estamos a reutilizar dois produtos, palha e urina, para fazer algo que faz as plantas crescerem», disse o inventor do urinol, Laurent Lebot, da firma Faltazi.

Os urinóis, que custam cerca de 3.000 euros, têm dois tamanhos: o mais pequeno tem capacidade para 300 utilizadores, enquanto que o maior comporta a urina de 600 utilizadores.

«É um problema terrível para a SNCF [empresa de caminhos-de-ferro públicos]. As pessoas vão para casa depois de uma noite de copos e aliviam-se antes de entrar no comboio… Cheira mal, custa uma fortuna para limpar e os moradores queixam-se», explicou Laurent Lebot.

Mas o problema não está completamente resolvido. «Pensávamos que isto era um problema sobretudo masculino. Mas parece que não é e para as mulheres a solução não é tão simples.»

/ SABADO

Posted on 2 février 2017 in Portugal, Presse

Share the Story

Back to Top